Buscar
  • Vay Tranquilo

Conecte Sus: conheça o app usado para comprovar vacina no exterior

Atualizado: 1 de fev.


Tela inicial do aplicativo Conecte Sus, lançado pelo Ministério da Saúde
Conecte Sus é um aplicativo gratuito, lançado pelo Ministério da Saúde

Em tempos de pandemia, a exigência de comprovação da vacina contra a COVID-19 é uma das principais preocupações de quem precisa viajar ao exterior. As regras variam de país para país, mas existe um aplicativo que pode facilitar a vida dos passageiros brasileiros. Saiba qual é e como usá-lo.


O Conecte SUS é uma plataforma digital do Ministério da Saúde que registra dados relacionados à saúde do usuário. Com ela é possível verificar atendimentos, internações e exames feitos na rede pública de saúde e ainda todas as vacinas tomadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19.


Com o Conecte SUS é possível obter o certificado de vacinação digital contra a Covid-19, validado pelo Ministério da Saúde. O documento pode ser emitido em português, inglês e espanhol e é aceito por alguns países, inclusive da Europa, como comprovação da conclusão do esquema de imunização contra o novo coronavírus. Vale destacar que, para obter o certificado em relação à COVID-19, o usuário deve ter tomado todas as doses exigidas do imunizante tomado.


Como obter o Conecte Sus e o certificado?


O Conecte SUS pode ser baixado como aplicativo para Android e iOS e também acessado via navegador em PC ou celular. Para utilizar a plataforma é preciso fazer um cadastro no site do Governo Federal (www.gov.br/pt-br), no qual todos os acessos do cidadão são unificados. Em seguida, basta fazer o login e solicitar o certificado de vacinação no menu.


O sistema fornece então um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que pode ser baixado em formato PDF nas três línguas disponíveis. O arquivo vale na forma digital ou impressa e informa os dados cadastrais do vacinado, como nome, data de nascimento, sexo e CPF, e ainda informações sobre as doses de vacinas administradas, como data de aplicação, fabricante da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento responsável pela aplicação.


Segundo o Ministério da Saúde, pode demorar até dez dias para que a conclusão da vacinação seja incluída no sistema. Caso você tenha tomado a segunda dose da vacina (ou a dose única, se for o caso) e a informação ainda estiver indisponível no sistema, você deve solicitar à unidade de saúde onde recebeu a vacina.


O que mais é preciso para viajar ao exterior durante a pandemia?


Antes de mais nada, é preciso se informar sobre as exigências de momento do país de destino e também dos países onde eventuais conexões serão feitas. Nem todos os países estão autorizando a entrada de brasileiros, mesmo vacinados, enquanto outros exigem um período de quarentena a quem chega. Uma dica é acompanhar o Portal Consular do Ministérios das Relações Exteriores, que disponibiliza uma lista atualizada periodicamente com as condições impostas por cada país aos viajantes do Brasil.


Também é importante ficar atento a vacinas contra outras doenças exigidas de viajantes brasileiros no exterior. Desde antes da pandemia da COVID-19, era preciso comprovar imunização contra doenças como a febre amarela para entrar em determinados destinos, especialmente na África, Ásia, Oriente Médio e na América Latina. É possível conferir a lista no Portal Consular do Ministérios das Relações Exteriores. Para esses outros casos, existe o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), de validade internacional, mas que não inclui nada relacionado à COVID-19. Por isso, é bom se informar bastante antes de embarcar.


Mesmo com as nossas dicas, você teve problemas em sua viagem?

Caso ele tenha sido ocasionado pela companhia aérea, contate nosso suporte! Faremos uma avaliação do seu caso e te orientaremos sobre possibilidades para receber uma compensação.

E se você está procurando passagens com preços promocionais, consulte nossos atendentes e faça uma cotação para seu destino. Você já conhece a VAY? Somos a melhor distância entre o seu querer e o chegar.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo